Dra. Sirley Bittu

Sirley Santos Bittu

Sou psicóloga há 27 anos. Apaixonada pela área tornei-me Psicóloga Especialista Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Em 1992 me formei no curso de Especialização em Psicodrama Terapêutico ministrado pelo Instituto Sedes Sapientiae. Através do Psicodrama pude aprimorar meus conhecimentos e técnicas para tratar as doenças que surgem nas relações interpessoais e interpsíquicas.

Especializei-me no atendimento de jovens, adultos, casais e famílias. Ainda buscando aprofundamento dos meus conhecimentos, tornei-me Psicodramatista Didata e logo depois, Psicodramatista Supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama-FEBRAP. Todo meu trabalho sempre teve como principal foco a psicoterapia. Nos últimos anos tenho aprimorado meus conhecimentos no tratamento e cura dos traumas emocionais. Em 2005 fiz formação em EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing, técnica americana que utiliza as mais recentes descobertas da neurociência para tratar traumas emocionais e questões afetivas de todo porte. 

Por minhas próprias experiências vivenciando o método logo no primeiro módulo do treinamento de EMDR, pude sentir a força e o poder desta abordagem, que veio de encontro as minhas expectativas e antigas reflexões como psicoterapeuta. O que mais me surpreendeu foi à rapidez associado a sua eficácia para lidar com questões que já haviam sido tão amplamente trabalhadas durante anos de processo terapêutico. Uma nova perspectiva se abriu em meu trabalho profissional e passei a me aprofundar nos estudos e pesquisas deste método revolucionário. 

Em Abril de 2007 participei do curso EMDR e Potencial Criativo: da terapêutica ao desempenho ótimo ministrado pelo Dr. David Grand, Ph.D.  Em Novembro deste mesmo ano participei do I Congresso Ibero-Americano de EMDR como palestrante da Oficina “O Uso do EMDR no Tratamento do Transtorno de Ansiedade: Um estudo de Caso”. Em Agosto de 2010 participei dos cursos “Tratamento de Crianças e Adolescentes com EMDR: Conceitos Fundamentais” e Trauma, transtornos Dissociativos na Infância:Teoria e Tratamento” ministrado pela Dra. Ana Gómez, Facilitadora do EMDR Institute. 

Em 2010 tornei-me “Terapeuta Certificada em EMDR” pelo EMDR Ibero- América, título reconhecido pelo EMDRIA como equivalente a “Certified Therapist”.

Em Outubro de 2010 participei do II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EMDR E PSICOTRAUMA em QUITO, EQUADOR como palestrante, com o trabalho “ O USO DO EMDR NO TRATAMENTO DA TIMIDEZ: UM ESTUDO DE CASO”. 

Em Abril de 2011 fiz formação em Brainspotting. O Curso foi ministrado pelo criador da técnica Dr. David Grand. O Brainspotting é uma ferramenta estruturada neurobiologicamente para apoiar a relação clínica de cura. 



Em 2012/2013 continuei meu aprimoramento em EMDR me tornando Supervisora e Facilitadora de EMDR, títulos reconhecidos pelo EMDR Institute Facilitator Training, Francine Shapiro, Ph. D;

Em 2016 tornei-me Educadora Certificada pela Associação Brasileira de EMDR e pela Associação Ibero América de EMDR, com o Curso de Educação Continuada para Supervisores de EMDR.

Proferi ao longo destes anos, diversas palestras, cursos e workshops, tanto para um público especializado (Congressos, Jornadas,  Universidades, etc.), como para pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal. Espero poder aqui, compartilhar um pouco de minha experiência.